IPTU

Vacina HPV nas Escolas

Senhores pais ou responsáveis,

O Ministério da Saúde, por meio do Programa de Imunização amplia o Calendário Nacional de Vacinação com a introdução da vacina HPV no Sistema único de Saúde (SUS), para prevenção do câncer do colo do útero, uma doença grave que ameaça a vida. No Brasil é a 2ª principal causa de morte por câncer entre mulheres.
À partir do dia 10 de março a Secretaria Municipal de Saúde e de Educação, iniciará a vacinação contra HPV para as adolescentes de 11 a 13 anos de idade nas Escolas Municipais, Estaduais e particulares.
Para adquirir proteção contra o câncer do colo do útero as adolescentes deverão tomar três doses da vacina:
1ª dose: à partir de março
2ª dose: administrada seis meses após a primeira dose (na Unidade de Saúde)
3ª dose: administrada cinco anos após a 1ª dose (na Unidade de Saúde)
A vacinação ocorre sem necessidade de autorização ou acompanhamento dos pais ou responsáveis. No entanto, caso o pai ou responsável não autorize a vacinação da adolescente na escola, deverá encaminhar o “Termo de Recusa”, devidamente preenchido e assinado.

GRONOGRAMA DA VACINAÇÃO HPV

Friday the 24th.